quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Brincando, melecando e sorrindo!

          É comum que pais, avós e responsáveis chamem à atenção das crianças quando estão brincando com materiais que possam se sujar ou sujar o ambiente em que estão.
Entendo que há momentos, que é necessário tomar cuidado e evitar problemas maiores, mas é importante que os adultos entendam também, que isso faz parte do desenvolvimento dos pequenos.
Misturar cores, colorir papéis, deixar cair pinguinhos de tinta na roupa, sujar os pés (ou tênis) com terra é sinal de que ele está brincando.
Chamar à atenção o tempo todo dizendo: "não vá se sujar", atrapalha o momento e deixa a criança tensa. O foco de sua atividade muda de pintar, para tomar cuidado (em não sujar). E lá se foi o prazer da brincadeira.
Não estou propondo que papais e mamães deixem os pimpolhos fazerem o que querem: pintar a casa toda, manchar toda a roupa ou chegar ao ponto de estragar algo, se machucar ou machucar alguém. Mas, pela supervisão de um adulto, sem que ela (a criança) seja cobrada o tempo todo, o momento fica mais gostoso. E, quando necessário, é importante sinalizar que, apesar da brincadeira estar gostosa, perceba que sujou a roupa, por exemplo. Mas, primeiro deixe-a que faça, para depois interferir.
Inclusive, é apropriado que se os adultos consigam, façam parte da brincadeira.
O momento é de entrosamento e durante a atividade, você pode fazer com que ele vá percebendo o que possa lhe incomodar ou não. Mas, que seja o incômodo dele e não dos pais.
Esse tipo de momento, ajuda no desenvolvimento da criatividade, desperta curiosidade e integra.
Além disso, através desse tipo de atividade, pode-se ensinar muitas coisas, entre elas: senso de responsabilidade em simples atitudes, como por exemplo: ter uma caixinha para os materiais, um lugar apropriado para a atividade, pegar e depois guardar pincéis, etc.
Outro ponto interessante é desenvolver a capacidade de dividir. Quando pequenas, as crianças atravessam uma fase narcisista. Que beira o egoísmo. Mas, não se assustem! Além de ser esperado, é necessário. E, podemos dizer que é o egoísmo saudável. Nesta fase, ela precisa sentir que algumas coisas são dela e só dela. E veja que bacana! Através desse tipo de comportamento junto com atividades lúdicas, é possível despertar a divisão. Fazer com que o pimpolho note que não há problema  em brincar com seu material e compartilhar o momento com outros amiguinhos ou parentes.
Bons lugares para criançada, entre seis e doze anos, brincar e aprender, são os acampamentos. Durante as temporadas, eles aprendem a conviver em grupo, dividir, desenvolvem a capacidade de cuidar do seu, do amigo e do coletivo; percebem a responsabilidade e cumprimento de horários, entram em contato com a natureza, assim como respeitá-la; e o melhor de tudo: sorrindo, brincando e se divertindo com a supervisão de equipe!
        

 * As fotos compartilhadas acima, com exceção da imagem da criança com as mãos pintadas, foram retiradas do site Wal Atividades de Lazer, temporada de julho - 2012 do WalCamp. Para conferir, acesse o link no campo VISITE do blog.

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