quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Leitura da literatura com a leitora e o leitor - disse quem escutava.

Ler. Uma excelente dose de curiosidade. Um despertar na criatividade e liberdade de expressão.
O hábito da leitura proporciona momentos prazerosos na vida de qualquer pessoa que se proponha a fazê-lo para si mesmo ou para alguém.
A leitura nos capacita a conhecer, aprender e a nos desenvolver como pessoas. Ela torna rico o vocabulário, assim como ativa a capacidade de assimilação. Faz com que, em poucos minutos, você saiba o que pode ou não em um contrato, como montar um objeto e como escrever seu nome. Indica o que o remédio causará, como se fez a História e nos conta o que acontece em nosso País e no mundo. Ela educa, estimula e nos torna mais curiosos. Desperta ideias, ideais e representa teorias. Faz com que, além de escrevermos bem, falemos corretamente. Aproxima culturas, casa pessoas e proporciona viagens sem que se saia de onde se está. Ampara-nos.
Além de todos esses benefícios e muitos outros, ler proporciona momentos. E enriquecedores. É possível ler em família, com os filhos, ao lado de seu animal de estimação ou sozinho. Há para quem ler: crianças, alunos, si próprio, pessoas que não saibam ler ou tenham alguma limitação, etc. Inclusive você pode ser voluntário com atitude tão simples.
Aproveite para estimular seu filho ao hábito. Escolham o livro que irão ler, mas escolham juntos. Pergunte se ele quer ler ou prefere que você leia. Interpretem o que estão lendo. Conversem sobre o assunto e percebam o que cada um entendeu. Exercitem a interpretação. Caso você não saiba ler e ele esteja aprendendo, o momento não poderia ser mais propício! Deixe que o (a) filho (a) leia para você. Aprenderão juntos. Tentem sentir as sensações. Façam desenhos, esculturas ou qualquer outra ideia que tenham. Mas, desenvolvam sobre o livro e suas compreensões. Vejam, quantas atividades positivas são possíveis em o quê? Trinta minutos?... Vinte? Leve o tempo que for necessário, valerá a pena.
Seu filho vai visitar o vovô ou a vovó? Peça para que leve um livro e o leia para eles. Proponha que faça uma interpretação e apresentação para a família.
Quer ser voluntário? Aproveite e procure instituições que podem estar esperando por você. Há muitas pessoas precisando de sua colaboração! Particularmente, gostaria de citar uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Associação Viva e Deixe Viver - Contadores de Histórias, na qual, trabalha alguém que conheço e imagino, deva ser algo muito gratificante. Essa Associação capacita voluntários para se tornarem contadores de histórias em hospitais para crianças e adolescentes internados em oito mercados do país.

Ler é um bálsamo. É educação.

Apesar de todo dia ser dia de leitura, em 12/10 é comemorado o Dia Nacional da Leitura.

OBS: Busquei outros blog´s que falassem sobre o assunto. Achei o de Fernanda Jimenez. Muito interessante por sinal. Em seu texto, ela cita cem benefícios da leitura. Vale a pena conferir.

2 comentários:

  1. Pois é, a leitura beneficia muito a todos.

    Abraços, e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada à você, Fernanda! Sua contribuição em seu site é excelente!

    ResponderExcluir

Obrigada por reciclar um comentário!